Equipe

A equipe de pesquisadores do EECBIO foi definida pela integração de pesquisadores de alto nível e jovens doutores oriundos de diversas instituições do Brasil e do Exterior que já possuem interação na forma de participação conjunta em projetos e publicações, principalmente a partir dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da instituição-sede. A fim de alcançar os objetivos e metas do EECBIO, essa equipe inclui pesquisadores com diferentes formações e atuando em diferentes linhas de pesquisa, incluindo ecologia teórica, ecologia comportamental, fisiologia, genética e biologia molecular, zoologia, bioinformática e computação. 

mapa equipe

PIs 2017

Coordenadores dos Grupos de Trabalho do EECBio

 

Considerando a atuação dos pesquisadores de forma mais ampla, a EQUIPE DO EECBio conta atualmente com ~130 pesquisadores nacionais (sediados em 44 instituições) e 42 internacionais (em 31 instituições em diversos países: Espanha, México, EUA, Canada, Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Finlândia, Dinamarca, Suiça, Argentina, Colômbia, Suíça, África do Sul, Australia e Holanda). Essa composição “a priori” foi definida principalmente em 2014, quando do envio do projeto, mas diversos outros participantes (cerca de 22% do total da equipe) foram incorporados à medida que os projetos e GTs foram sendo desenhados, especialmente a partir de 2018 e, posteriormente, em 2022.

 

É importante considerar também que, desde dezembro de 2016, já foram implementadas 151 cotas de bOLSAS DTI-A (25), DTI-B (63), DTI-C (34), AT-NS (14) e AT-NM (21) do CNPq para um total de 145 estudantes/pesquisadores (algumas cotas foram implementadas por 1 ano, e renovadas com novo plano de trabalho ou seleção, e alguns bolsistas mudaram de nível) (Tabela 6.8). Esses planos de trabalho foram supervisionados por um total de 40 pesquisadores da equipe do EECBio, de um total de 16 instituições (UFG, UFJ, UFS, UFRJ, UFRGS, UFPR, UFBA, UEG, PUC-RS, PUC-GO, JBRJ, IFG, MNCN, UFMG, UNIRIO e UnB). Atualmente – em setembro de 2023 - 33 bolsistas no EECBio estão ativos